Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Tese acadêmica acusa Doctor Who de Racismo

   Hoje, eu li que a BBC está sendo acusada por uma tese acadêmica de racismo, por nunca ter havido um Doutor asiático ou negro.

   A BBC declarou o seguinte:  “Refletir a diversidade do Reino Unido é obrigação da BBC, e a escalação do elenco (da série) é cega em relação a cor. Sempre leva em conta os melhores atores para os papéis”.
Cena de Let's Kill Hitler
   Os criadores da tese disseram o seguinte: Uma das autoras, a americana Amit Gupta, chegou a mencionar o fato de que o personagem, no começo dos anos 1980, era fanático por críquete, um símbolo da "nostalgia racista e classista" do Império Britânico entre o século 16 e meados do século 20.
Cena de Misfits, em que Kelly bate no Hitler

   
A mesma também falou de piadas sobre o Hitler, o que em minha opinião acho plausível e normal e se Doctor Who foi julgado por esta piada que series como Misfits, que também já teve um episodio sobre viagens no tempo e Hitler, seja também julgado. Ou até mesmo Family Guy.
   Pelo que eu tenha visto e lembre, me recordem de outro se eu estiver errado, três personagens negros, Martha Jones, Mickey e a primeira reencarnação de River Song, todos atores maravilhosos e interessantes. Se não houve um Doutor negro ou asiático, isso não é preocupação alguma. Acho que todos estão felizes com os 11, ou melhor 12, Doutores que temos e tivemos. Todos são atores maravilhosos e acho que é isso que importa, por que um dos detalhes que mais me cativou no primeiro episódio que eu assisti de Doctor Who foi os atores.
   Para quem me conhece, sabe que Doctor Who, não é a única série britanica que assisto, mas também Skins, Misfits, Sherlock Holmes, Merlim e algumas outras. Por estas, eu vejo uma certa diversificação da cor, do cabelo e do estilo das pessoas britânicas, o que é muito interessante, mas não significa que Doctor Who não tenha sua diversificação. 
   Para quem sabe, a atriz que fez Martha Jones, interpretada por Freeman Agyeman, interpretou na temporada anterior um papel mais que secundário, com poucas falas e algumas cenas suas e mesmo assim ela entrou no elenco. Ela é negra, poderiam ter deixado ela passar, mas se tornou uma companion, pela sua bela atuação. Acho que esses estudos acadêmicos deveriam se direcionar para séries que realmente são racistas, seja em cor, nacionalidade, sexualidade e outros.
   Qual é a opinião de vocês, whovians?

E assim iniciando um blog com o final de uma temporada

   Olá, meu nome é Junno e eu serei um dos seus blogueiros especial. Fui convidado a participar e não resisti. Hoje escrevi um pouco sobre a Clara e também sobre o ep. Final. Espero que gostem e que não durmam de chatice (haha).
   

   No final do ano passado, conhecemos Clara, depois Oswin e finalmente a Oswald. Detalhe, todas eram a mesma de uma certa forma e assim vieram as perguntas: “Como todas podem ser a mesma? Mesmo corpo? Mesmo bordoes? Mesma fofura?” (haha). Mas o que poucos perceberam era que havia algo mais em comum entre essas três moças, todas salvaram o Doutor. Seja na época vitoriana ou em um futuro quase impossivel de se imaginar.
   Durante esses meses de “Quem é a Clara? O que é a Clara? Prefiro a Amy” vi diversas teorias loucas, irei apresentar algumas delas:
·         
  •       Oswin na verdade seria River Song regenerada – eu realmente pensei nisso, havia um certo laço entre ambos que me fazia querer um pouco disso, mas não pude agarrá-la por muito tempo, me recordei de Let’s Kill Hitler, River havia dado todo seu poder de regeneração para salvar o Doutor, mesmo que pudesse ser um tipo de regeneração anterior perdida entre a sua infância e a parceira de Rory e Amy durante muito tempo no passado dos dois, parecia uma ideia que o nosso “querido” Moffat não cogitaria.
  •       Clara olha para o coração da TARDIS assim como Rose e espalha versoes suas pelo tempo e espaço – essa foi uma das quais mais me cativou, me lembrei da Rose dizendo “ I’m the BAD WOLF, I create myself...”, se encaixava, além de que quando Clara entra dentro da TARDIS diz: “It’s smaller on the outside” e não o usual “It’s bigger inside”, mas novamente, é uma ideia comum para os planos de Moffat.
  •       Clara é a garota da biblioteca – isso mesmo, a garota presa na biblioteca que havia “salvo” todos. Prefiro não comentar muito sobre essa, é interessante, mas implicaria que Clara pudesse ser um robo e haveria diversas, destas. Foi uma das mais interessantes e estranhas que eu li.
  •       Clara é Donna Noble – Donna Noble como muitos lembram tomou grande parte do DNA do Doutor e sendo assim, a possibilidade de ter se regenerado para aguentar uma possivel nova “sobrecarga” do cérebro de Time Lord seria realmente plausível. Mas novamente um Whovian errou.

   Essas são poucas das teorias e existem diversas outras, não duvido que Moffat tenha pensado em todas e ainda talvez ter pesquisado todas para criar a origem mais absurda, triste, interessante e mais mil palavras que possa descrever, desta nova curiosa companion.

SPOILER
   Um pouco antes do lançamento do episodio, já sabiamos que neste ultimo, Clara seria especial a ponto de saber muito sobre o Doutor e o mesmo já saberia tudo que gostaria sobre ela. Veja o video abaixo: 


   No fim Clara pulou na linha temporal do Doutor, onde ele nunca deveria chegar perto e que a mesma fizera apenas para salvá-lo. Esta linha temporal nunca foi dita, apenas agora, o que intrigou muito, fizeram outros se rebelarem e tomaram o coração de outros com a ideia inovadora.

 “I don’t know where I am. I don’t know where I’m going, or where I’ve been. I was born to save the Doctor, but the Doctor is safe now. I’m the Impossible Girl, and my story is done.

   Mas o problema é que o que era Clara Oswin Oswald foi revelado, mas de certa forma não era nada comparado ao que surgiu. Eu sou whovian a cerca de tres anos e quando escutei a mesma dizendo que quando você embarca com ele nesta imensa aventura, você esquece de perguntar: “Who’s the doctor? Why he’s running? Traveling? Whats is his name?” e a maior “Doctor who?”. É bobeira pensar que se esquece de querer saber quem ele é, mas é verdade.
   E quando você pensa saber tanto sobre ele, você descobre que não sabe nada. Você descobre que o     Doutor não é confiavel (The Doctor lies), que ele é um desconhecido. E o Moffat, mesmo que não pareça, sempre tenta nos lembrar isso. Clara tinha um segredo. O Doutor, ainda tem milhoes.
   Um revelado é que seu nome já não é exatamente um segredo, não agora e que existe um Doutor, uma de suas encarnaçoes, que teorias já o chamam de o 9° Doutor, ou de o Doutor Esquecido.

   Uma das noticias que me chamaram atenção: A source explained to TV Biz: “John will play the real Ninth Doctor. Christopher Eccleston has always been thought of as the Ninth Doctor but now that John has been revealed as the Ninth Doctor, it shuffles Eccleston’s Doctor to be the Tenth Time Lord, Tennant the 11th and Smith the 12th.

   Acima diz que John Hurt irá interpreter o verdadeiro nono doutor, e que Christopher Eccleston na verdade é o décimo, David o décimo primeiro e o Matt o décimo segundo. Este detalhe me preocupa um pouco, pois quer dizer que as regenarçoes do Doutor estão se tornando mais escassas e logo, podemos chegar ao último, infelizmente. Mas rezemos para que Moffat, pense em algo. (haha)

    Mas diga-se de passagem que eu mesmo, não acredito muitos nessas palavras e não devem ser levadas tão a sério.
   O alvo da 8° temporada será quem  é o Doutor e não mais quem é Clara. The impossible girl se tornou apenas uma companion que pode e talvez terá apenas mais um fim trágico.
No especial de 50 anos teremos não apenas o Matt Smith, mas também o David Tennant (perfect *-*) e John Hurt interpretando pequenos pedaços da historia do Doutor, encarnaçoes. E o motivo para que o Doutor Esquecido, seja o Doutor Esquecido será revelado.
Algo que me intriga ainda é que Clara afirma que já salvou o Doutor e que não é mais necessaria enquanto cai no vortex que a linha temporal do mesmo. Então eu pensei, se o Doutor foi salvo, Clara viu o seu futuro e sabe como termina? Ou, ele apenas precisou ser salvo aquelas vezes em que Clara aparece correndo atrás dele? O que eu me pergunto é “Clara Oswin será um personagem de diversas outras temporadas futuras ou desaparecerá logo? Suas versoes, ainda há mais delas para o Doutor correr atrás?”. Eu realmente não sei, mas a nossa querida Souflé Girl vai fazer bastante sucesso e marcará de diversas formas o seu papel como a pessoa que nasceu para salvar o Doutor.
   Outras informaçoes do episódio que intrigou e deixou um belo gancho para a próxima temporada e especial:

  1.              A carta recebida por Clara tinha o endereço da casa de Donna Noble – talvez a teoria de que sejam a mesma possa até ser, mas também possa ser apenas mais um troll.
  2.       O nome do doutor é Please (haha), eu sei piada sem graça, mas eu ri.
  3.           Se você for pensar bem, não faz sentido as estrelas sumirem ou o Strax ficar mal, pois esses eventos ocorreram durante o décimo e não depois da morte do décimo primeiro quando encontrou os Iceman. Talvez eu esteja errado, mas apenas quis frizar isto.


Espero que tenham gostado e quero deixar um recado:

Run, you clever boy, and remember.


Divirtam-se!

Esse Blog tem como objetivo te deixar informado e publicar Fanfics...
Se voce tem uma Fanfic mande para mim pelo e-mail ana.buton03@gmail.com
publicaremos ela com devido credito a voce.
Espero que goste!